Novena a Santa Maria do Egito
Sinal da Cruz
Pelo sinal da Santa Cruz 🕂 (fazer sinal da cruz na testa), livrai-nos Deus Nosso Senhor 🕂 (fazer sinal da cruz sobre os lábios) dos nossos inimigos 🕂 (fazer sinal da cruz no peito).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 🕂 (fazer sinal da cruz sobre a fronte).
Amém.
Ato de Contrição
Bata no peito três vezes e diga:
Dulcíssimo Jesus, único centro do meu amor, prostro-me aos Vossos Sagrados Pés, arrependido das minhas enormes faltas, que mil vezes detesto e abomino com toda a minha alma por serem ofensas à Vossa Divina Majestade. Venho a Vós com a firme resolução de nunca mais as cometer, de as confessar e de cumprir a penitência que me foi imposta por elas, e espero que, na Vossa infinita misericórdia, me perdoeis pela Vossa preciosíssima Paixão e morte.
Amém.
Oração à Santíssima Virgem
Mãe Admirável e advogada de Santa Maria do Egito, suplico-te que atendas às minhas preces para que, por tua intercessão, Deus me conceda um raio de luz no entendimento, para que eu possa considerar com leveza o que é temporal e concentrar toda a minha atenção, no que me resta da vida, em buscar a eternidade com Deus. Espero isso por tua piedosa intercessão.
Amém.
Dias da Novena
1º Dia
Oh, advogada penitente, Santa Maria do Egito, que, favorecida por Deus, tiveste o conhecimento da transitoriedade do mundo, de modo que, desiludida e fervorosa, empreendeste rigorosa penitência pelos teus pecados: alcança-me, minha Mãe, da Misericórdia Infinita de tal auxílio, para que eu te imite, fazendo verdadeira penitência pelos meus pecados, para que depois desta vida mortal eu possa acompanhar-te na Glória.
Amém.
2º Dia
Oh, advogada penitente, Santa Maria do Egito, que soubeste que a morte é a porta da eternidade, seja ela feliz ou infeliz, e que te dedicaste a tão profunda penitência: rogai por mim, minha Mãe, para que este conhecimento fique gravado em meu coração e para que, vencendo minhas paixões, eu me prepare para uma morte cristã.
Amém.
3º Dia
Oh, advogada penitente, Santa Maria do Egito, iluminada, tu vieste a conhecer o rigor do Juízo com que o Divino Juiz julga as almas. Animada por este conhecimento, mortificaste o teu corpo até à morte. Rogo-te, minha mãe, pelas tuas orações, para que eu também possa adquirir um justo temor do Juízo e ajustar a minha vida para estar de acordo com a Santa Lei de Deus.
Amém.
4º Dia
Ó advogada mais arrependida, Santa Maria do Egito, com horror pensaste na sentença final que o Juiz Supremo pronuncia no seu mais justo tribunal, um pensamento que recebeste com lágrimas e suspiros: peço-te, minha mãe, que compartilhes comigo este santo temor para que eu não decepcione Jesus, Juiz dos vivos e dos mortos.
Amém.
5º Dia
Ó advogada mais arrependida, Santa Maria do Egito, atormentada pelas contínuas recordações que tinhas da terribilidade dos castigos sofridos pelos infelizes condenados, especialmente os dos sentidos, estavas tão triste que não conseguias articular uma palavra, mas apenas chorar: peço-te, minha Mãe, que me ajudes a não esquecer o que mereço pelas minhas graves faltas, para que eu saiba como subjugar a minha carne.
Amém.
6º Dia
Ó minha advogada arrependidíssima, Santa Maria do Egito, que vos absorvíeis no imponderável castigo que sofrem os infelizes condenados, por não terem esperança de gozar do Bem Supremo que é Deus: concedei-me, minha Mãe, que vos imite com séria penitência.
Amém.
7º Dia
Ó advogada arrependidíssima, Santa Maria do Egito, que na amargura da vossa mortificação o Senhor consolou com a doce lembrança da beleza da Jerusalém celeste, bendita morada dos Santos: alcançai-me, minha Mãe, rogai para que eu encontre o tesouro oculto da nossa maior felicidade.
Amém.
8º Dia
Ó advogada arrependidíssima, Santa Maria do Egito, encantada pelos bens inalteráveis desfrutados naquela Cidade Triunfante, e inflamada de ardente desejo, incessantemente clamais à Divina Misericórdia: senhora, minha Mãe, rogai para que eu tenha sempre presente este conhecimento. Amém.
9º Dia
Ó advogada penitente, Santa Maria do Egito, a quem Deus concedeu êxtases prodigiosos com a apreensão da eternidade que a Glória deve durar, não permitiste ao teu corpo abusado o menor descanso ao saber da sua duração sem fim: imploro o teu favor, minha Mãe, neste último dia da tua Novena, com os mais íntimos afetos do meu coração, para que, por tua intercessão, eu possa alcançar a alegria de te acompanhar eternamente no Reino da Glória.
Amém.
Reze em sequência (3x cada):
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Amém.
Oração a Santa Maria do Egito
Prodigiosa anacoreta Santa Maria do Egito, ofereço-te estas orações em memória da Paixão e morte de Jesus, nosso Redentor, que foi o alvo de tuas afeições na amarga penitência que fizeste no deserto, e peço-te, sinceramente, que me ajudes a oferecer lágrimas de verdadeira contrição pelas minhas faltas, para que minha alma seja purificada delas, alcance uma morte feliz e entre em tua companhia para louvá-Lo na Glória para sempre.
Amém.
Oração a Deus
Senhor, ajuda-me a ser tão perturbado pelos meus pecados quanto Santa Maria do Egito foi pelos seus. Ajuda-me a imitar o Grande Penitente.
Amém.
Oração à Santíssima Virgem
Ó Puríssima Rainha do Céu, que favoreceste a tua Serva egípcia para que ela deixasse para trás a frouxidão e a dissolução da vida que seguia e se convertesse a Deus, peço-te, Mãe e Consolação dos pecadores, que me assistas no mesmo propósito, do qual depende a minha salvação eterna. Ajuda-me a converter-me a Deus de todo o meu coração. Com a tua ajuda e proteção, espero imitar esta bendita Penitente para que eu possa cair aos teus santíssimos pés em glória.
Amém.

Comentários
Postar um comentário